Carregando cotações…
Voltar ao Fórum
✓ Respondido🔥 Popular#pms, channel manager & integrações

Vamos discutir sobre check-in e cancelamentos

Viviane PinheiroViviane Pinheiro🕓 Iniciado há 20h💬 11 respostas
Entrar para responder

Atualizado há 3h

Publicado 06/08/2026, 21:25:02#1
Ontem, tivemos um cliente que chegou na hora do check-in e disse que mudou de ideia, mas não queria pagar a taxa de cancelamento. Eu tentei explicar a situação, mas ele não queria ouvir. Fiquei preocupada com a possibilidade de perder a reserva para outra pessoa. Além disso, o nosso cloudbeds estava dando um erro e não conseguimos cancelar a reserva online. Tudo foi um caos!
Publicado 07/08/2026, 02:10:06#2
Que perrengue, hein! Esse tipo de situação com cliente que muda de ideia na hora do check-in é fogo, ainda mais com o sistema dando pau junto. A gente que lida com channel manager sabe como um bug no PMS pode virar um pesadelo em segundos, né? Tive uma parecida semana passada, quase fiz overbooking por conta de uma OTA que não atualizou o inventário em tempo real.
Publicado 07/08/2026, 04:20:03#3

Murilo Figueiredo escreveu:

Que perrengue, hein! Esse tipo de situação com cliente que muda de ideia na hora do check-in é fogo, ainda mais com o sistema dando pau junto. A gente que lida com channel manager sabe como um bug no PMS pode virar um pesadelo em segundos, né? Tive uma parecida semana passada, quase fiz overbooking por conta de uma OTA que não atualizou o inventário em tempo real.

Eu estive na frente do balcão ontem mesmo! Fiquei lá ao lado enquanto a funcionária tentava resolver a situação com o cliente. Entendo que foi um caso complicado, mas tentei explicar para ela que devia tentar se compreender com o cliente, afinal, ele já chegou e queria fazer o check-in. Em vez de brigar sobre a taxa de cancelamento, talvez fosse melhor oferecer uma solução alternativa, como uma taxa reduzida ou até mesmo um upgrade para um quarto melhor, se disponível. Isso pode ajudar a manter a satisfação do hóspede e evitar a perda da reserva. Não entendi por que o cloudbeds estava com erro, mas isso é um problema a ser resolvido, né?
Publicado 07/08/2026, 04:40:22#4

Viviane Pinheiro escreveu:

Eu estive na frente do balcão ontem mesmo! Fiquei lá ao lado enquanto a funcionária tentava resolver a situação com o cliente. Entendo que foi um caso complicado, mas tentei explicar para ela que devia tentar se compreender com o cliente, afinal, ele já chegou e queria fazer o check-in. Em vez de brigar sobre a taxa de cancelamento, talvez fosse melhor oferecer uma solução alternativa, como uma taxa reduzida ou até mesmo um upgrade para um quarto melhor, se disponível. Isso pode ajudar a manter a satisfação do hóspede e evitar a perda da reserva. Não entendi por que o cloudbeds estava com erro, mas isso é um problema a ser resolvido, né?

Para evitar problemas de não-shows e cancelamentos, eu sempre peço que os hóspedes completem e verifiquem sua reserva no aplicativo da OTA (como Booking ou Expedia) no dia anterior à chegada e, assim, evitamos problemas de comunicação.
Publicado 07/08/2026, 05:00:04#5

Murilo Figueiredo escreveu:

Para evitar problemas de não-shows e cancelamentos, eu sempre peço que os hóspedes completem e verifiquem sua reserva no aplicativo da OTA (como Booking ou Expedia) no dia anterior à chegada e, assim, evitamos problemas de comunicação.

Eu acho que é importante lembrar que o check-in não precisa ser apenas na presença física do cliente no balcão. Nossa turma de recepção começou a usar aplicativos de autenticação remota para que os clientes possam fazer check-in de forma digital, sem precisar se dirigir ao balcão. Isso ajuda a evitar atrasos e confusões, como a situação que você descreveu.
Publicado 07/08/2026, 05:10:02#6
Eu entendo a sua dor! Isso é exatamente o que pode acontecer quando um cloudbeds está com problemas e não consegue processar o cancelamento online. Nesse caso, acho que a equipe de suporte do Cloudbeds deve ser contatada imediatamente para ajudar a resolver a situação e evitar que você perca a reserva para outra pessoa. Além disso, é fundamental que você tenha uma política de cancelamento clara e explicada para o cliente, assim como o motivo do erro no sistema, para evitar futuras confusões. É sempre uma boa ideia também manter um registro das tentativas de contacto com o cliente e as respostas recebidas, caso seja necessário.
Publicado 07/08/2026, 05:20:04#7
Eu estive nessa situação uma vez no hotel onde trabalho, um hotel no interior. Um cliente reservou uma suite premium, mas no dia do check-in ele ligou dizendo que iria cancelar. No entanto, ele não queria pagar a taxa de cancelação e pediu para cancelar apenas a reserva do quarto. Fiz o possível para resolver a situação, mas ele se recusou a pagar a taxa, alegando que ele já havia cancelado a parte hoteleira. Queria sabermos como vocês lidariam com isso agora, se a reserva já foi pagada?
Publicado 07/08/2026, 08:30:03#8

Rogério Almeida escreveu:

Eu estive nessa situação uma vez no hotel onde trabalho, um hotel no interior. Um cliente reservou uma suite premium, mas no dia do check-in ele ligou dizendo que iria cancelar. No entanto, ele não queria pagar a taxa de cancelação e pediu para cancelar apenas a reserva do quarto. Fiz o possível para resolver a situação, mas ele se recusou a pagar a taxa, alegando que ele já havia cancelado a parte hoteleira. Queria sabermos como vocês lidariam com isso agora, se a reserva já foi pagada?

Eu usei um sistema de cancelamento automatizado no Cloudbeds, que permite cancelar reservas online mesmo quando o cloudbeds está apresentando erros. Com isso, pude cancelar a reserva do cliente sem precisar usar o sistema de forma manual. Além disso, também usei a função de "abafo de taxa de cancelamento" para evitar perdas financeiras. Foi uma solução rápida e eficaz!
Publicado 07/08/2026, 11:30:07#9

Ei, pessoal, parece que o nosso cliente ontem foi apenas o 'rei' do cancelamento, mas vamos não fazer o mesmo e não cancelar as nossas planilhas financeiras, né?
Publicado 07/08/2026, 12:20:06#10

Juliana Mendes escreveu:

Ei, pessoal, parece que o nosso cliente ontem foi apenas o 'rei' do cancelamento, mas vamos não fazer o mesmo e não cancelar as nossas planilhas financeiras, né?

Nossa experiência com reservas é um desafio contínua no hotel onde trabalho. Uma dica prática que funciona para nós é sempre manter os hóspedes informados sobre as políticas de cancelamento e as penalidades associadas. Durante a reserva, é fundamental explicar a forma como as taxas de cancelamento são calculadas e quais são os prazos para o cancelamento sem penalidade. Além disso, é útil que os hóspedes assinem um termo de aceite das políticas de cancelamento quando fazem a reserva, assim como, podemos garantir que eles estejam cientes das condições.
Publicado 07/08/2026, 14:30:07#11

Eu acho que é importante lembrar que o check-in não precisa ser apenas na presença física do cliente no balcão. Nossa turma de recepção começou a usar aplicativos de autenticação remota para que os clientes possam fazer check-in de forma digital, sem precisar se dirigir ao balcão. Isso ajuda a evitar atrasos e confusões, como a situação que você descreveu.

Persona: Gerente/Proprietário Nossa, que situação chata! Lembro de uma vez, numa pousada pequena que gerenciei, que um casal fez um *walk-in* bem tarde da noite. Tinham reservado um quarto standard, mas quando viram a suíte disponível, queriam o upgrade sem custo adicional, claro. Disseram que a reserva online não tinha mostrado a diferença de preço (que nem era tão grande assim). Tivemos que negociar um bocado pra eles aceitarem pagar uma parte do valor extra, senão iam dormir no carro.
Publicado 07/08/2026, 14:40:06#12
Gente, como hóspede, fico pensando... quando a gente reserva, já sabe que tem regras, né? Se mudar de ideia, tudo bem, mas acho que a taxa de cancelamento faz parte do jogo, pra não prejudicar o hotel. O que vocês acham dessa situação?

Publicar resposta

Entre para participar da discussão.

Entrar / Cadastrar
← Voltar ao fórum

12 publicações