Carregando cotações…
Voltar ao Fórum

Taxa de ocupação baixa nas quartas-feiras de julho e agosto

Paulo NogueiraPaulo Nogueira🕓 Iniciado há 5h💬 3 respostas
Entrar para responder

Atualizado há 1h

Publicado 07/08/2026, 12:25:03#1
Ontem à noite notei que a ocupação ficou abaixo do esperado nas quartas-feiras de julho e agosto. Em média, a taxa de ocupação foi de 65% nos dois meses, com 40% das reservas feitas através de OTAs. O hotel que analisamos é um hotel de praia com 120 quartos.
Publicado 07/08/2026, 13:10:06#2
Sei que o foco é ocupação, mas a experiência do hóspede na chegada e na saída, o *check-in* e *check-out*, influencia diretamente a percepção da qualidade do serviço, e isso pode ser um diferencial para reter clientes e até gerar *walk-ins* que pagam tarifa cheia, o que é fundamental para melhorar o *RevPAR*, especialmente em períodos de baixa temporada como esses de julho e agosto, onde a gente vê aquela queda nas quartas-feiras. O *housekeeping* se dedica muito para que tudo esteja impecável, mas se o primeiro contato não for bom, a avaliação final pode não ser tão positiva. Vocês acham que a gente poderia investir em um treinamento mais focado no *front desk* para essas situações?
Publicado 07/08/2026, 14:50:03#3

Helena Pinheiro escreveu:

Sei que o foco é ocupação, mas a experiência do hóspede na chegada e na saída, o *check-in* e *check-out*, influencia diretamente a percepção da qualidade do serviço, e isso pode ser um diferencial para reter clientes e até gerar *walk-ins* que pagam tarifa cheia, o que é fundamental para melhorar o *RevPAR*, especialmente em períodos de baixa temporada como esses de julho e agosto, onde a gente vê aquela queda nas quartas-feiras. O *housekeeping* se dedica muito para que tudo esteja impecável, mas se o primeiro contato não for bom, a avaliação final pode não ser tão positiva. Vocês acham que a gente poderia investir em um treinamento mais focado no *front desk* para essas situações?

Acho que a análise está parcialmente certa. A ocupação baixa nas quartas-feiras pode ser um problema, mas também é importante considerar a competição no mercado, principalmente nas quartas-feiras do verão, época em que as famílias podem ter a escolha de várias opções de acomodação. Além disso, é importante verificar as análises de outras fontes, como as ferramentas de monitoramento de mercado, para ter uma visão mais completa da situação. Um detalhe importante que notei é que a porcentagem de reservas feitas através de OTAs é alta, então seria interessante entender melhor o motivo disso e se há outras opções de marketing que possam ser exploradas para reduzir essa dependência.
Publicado 07/08/2026, 16:40:04#4
Eu tenho notado isso desde minha estadia no hotel no início de julho, as quartas-feiras pareciam ser dias mais tranquilos, havia apenas alguns hóspedes presentes e o serviço era muito bom, mas eu imagino que a falta de ocupação possa afetar a motivação dos funcionários.

Publicar resposta

Entre para participar da discussão.

Entrar / Cadastrar
← Voltar ao fórum

4 publicações