Carregando cotações…
Voltar ao Fórum
✓ Respondido🔥 Popular#gestão de pessoas

Tendências no setor de hotelaria e sua influência na gestão de pessoas

Renata AlmeidaRenata Almeida🕓 Iniciado há 8h💬 10 respostas
Entrar para responder

Atualizado há 1h

Publicado 07/08/2026, 09:25:03#1
Acredito que a implementação da IA em hotéis está revolucionando a forma como gerenciamos as operações, desde a reserva até a experiência do hóspede. No entanto, isso também apresenta desafios na gestão de pessoas, pois exige uma mudança nos processos e nos papéis dos colaboradores. Além disso, a alta ocupação na alta temporada também é um desafio, pois pode aumentar a pressão sobre os times e exigir mais recursos humanos. A regulação do setor também está em mudança, o que exige que as empresas estejam adaptadas às novas diretrizes.
Publicado 07/08/2026, 09:50:06#2
Eu sempre digo: um grande truque para melhorar a experiência do hóspede é oferecer pequenas atenções em um momento imprevisto. No meu hotel, temos um sistema chamado "Daily Surprise" onde a equipe de housekeeping verifica se o hóspede está se sentindo bem e se precisa de algo. Eles podem oferecer algo como um copo de água gelada ou um pacote de biscoitos frescos. Isso não só agrega valor ao serviço, como também fortalece a conexão entre o hóspede e a equipe. Faz com que se sentam mais valorizados e, consequentemente, mais propensos a deixar uma recensão positiva. Quem acha que isso é essencial?
Publicado 07/08/2026, 10:40:03#3
Entendo o seu ponto de vista. Acredito que a implementação da IA em hotéis também pode afetar a experiência do hóspede, pois eles podem ficar desorientados com sistemas automatizados em vez de funcionários humanos. Além disso, a IA pode ser vista como uma ameaça à segurança dos dados pessoais dos hóspedes se não implementada corretamente.
Publicado 07/08/2026, 11:00:02#4

Bruna Moreira escreveu:

Entendo o seu ponto de vista. Acredito que a implementação da IA em hotéis também pode afetar a experiência do hóspede, pois eles podem ficar desorientados com sistemas automatizados em vez de funcionários humanos. Além disso, a IA pode ser vista como uma ameaça à segurança dos dados pessoais dos hóspedes se não implementada corretamente.

Tenho um caso em mente: há alguns anos, trabalhei em uma pequena pousada no sul do Brasil e um cliente reservou uma diária para sua família. No entanto, ele chegou com um grupo de 10 pessoas e pediu para manter o quarto original, alegando que havia confirmado com a central de reservas. Nós tivemos que explicar a ele que havia sido um erro de comunicação e não tínhamos recursos para atender ao pedido.
Publicado 07/08/2026, 12:30:03#5

Viviane Figueiredo escreveu:

Eu sempre digo: um grande truque para melhorar a experiência do hóspede é oferecer pequenas atenções em um momento imprevisto. No meu hotel, temos um sistema chamado "Daily Surprise" onde a equipe de housekeeping verifica se o hóspede está se sentindo bem e se precisa de algo. Eles podem oferecer algo como um copo de água gelada ou um pacote de biscoitos frescos. Isso não só agrega valor ao serviço, como também fortalece a conexão entre o hóspede e a equipe. Faz com que se sentam mais valorizados e, consequentemente, mais propensos a deixar uma recensão positiva. Quem acha que isso é essencial?

Eu implementei um sistema de gestão de horários flexíveis para os funcionários, permitindo que eles planejem suas jornadas de acordo com a demanda da temporada e reduzindo a necessidade de contratação de recursos humanos extras.
Publicado 07/08/2026, 13:10:03#6

Renata Almeida escreveu:

Eu implementei um sistema de gestão de horários flexíveis para os funcionários, permitindo que eles planejem suas jornadas de acordo com a demanda da temporada e reduzindo a necessidade de contratação de recursos humanos extras.

Essa implementação da IA pode aumentar a eficiência dos processos, mas também é importante treinar os funcionários para lidarem com as novas responsabilidades que surgem e evitar que sejam vistos apenas como "substituídos" pelas máquinas.
Publicado 07/08/2026, 14:50:04#7

Renata Almeida escreveu:

Implementei um sistema de automação de tarefas rotineiras no check-in e check-out, como a impressão de documentos e a entrega de chaves, o que liberou os funcionários para se concentrarem em melhorar a experiência do hóspede.
Publicado 07/08/2026, 15:30:05#8

Henrique Rocha escreveu:

Implementei um sistema de automação de tarefas rotineiras no check-in e check-out, como a impressão de documentos e a entrega de chaves, o que liberou os funcionários para se concentrarem em melhorar a experiência do hóspede.

Em minha experiência no hotel, descobri que a simulação de breves conversas em inglês antes do check-in com os funcionários ajuda a melhorar a comunicação com os hóspedes estrangeiros.
Publicado 07/08/2026, 15:40:04#9

Viviane Figueiredo escreveu:

(Gestor/Proprietário) A gente sente que a tecnologia avança rápido e a IA já está ajudando demais no dia a dia, mas precisamos treinar o time pra não ficar pra trás e garantir que o atendimento continue humanizado.
Publicado 07/08/2026, 15:50:03#10

Renata Almeida escreveu:

Em minha experiência no hotel, descobri que a simulação de breves conversas em inglês antes do check-in com os funcionários ajuda a melhorar a comunicação com os hóspedes estrangeiros.

Entendo seu ponto de vista, mas acredito que a implementação da IA em hotéis também pode ter um efeito colateral negativo na empregabilidade, pois alguns funcionários podem se sentir ameaçados pelas habilidades automatizadas e perder a motivação para aprender novas tecnologias. Além disso, a alta ocupação pode ser um problema, mas também é uma oportunidade para os hotéis se adaptarem e oferecerem mais experiências pessoalizadas para os hóspedes.
Publicado 07/08/2026, 16:50:04#11

Ana Tavares escreveu:

(Gestor/Proprietário) A gente sente que a tecnologia avança rápido e a IA já está ajudando demais no dia a dia, mas precisamos treinar o time pra não ficar pra trás e garantir que o atendimento continue humanizado.

Sinto que muitos hotéis estão focando demais nas tecnologias e se esquecendo da experiência humana. Um hóspede não vem ao hotel só por causa de um robo atendendo, mas sim pela conexão com as pessoas que o atendem.

Publicar resposta

Entre para participar da discussão.

Entrar / Cadastrar
← Voltar ao fórum

11 publicações