Carregando cotações…
Voltar ao Fórum
✓ Respondido🔥 Popular#gestão de pessoas

A carga de gerenciar equipes no período de alta temporada

Aline BorgesAline Borges🕓 Iniciado há 20h💬 9 respostas
Entrar para responder

Atualizado há 1h

Publicado 06/08/2026, 20:55:02#1
Eu ainda me lembro da época em que trabalhava no hotel de praia da Costa Rica, quando a alta temporada era a época mais febril do ano. Era então que as equipes se desdobravam para atender as demandas dos hóspedes, e o nível de estresse era alto. Eu, pessoalmente, não aguentava mais a tensão e a pressão de atender às necessidades de todos. As reuniões diárias de equipe eram uma rotina, e às vezes até parecia que não havia tempo nem para tomar um café. Enfim, as pessoas precisam ter alguma estabilidade e equilíbrio na medida certa, sem deixar de trabalhar em equipe, sem deixar de atender os hóspedes. Lembro-me de quando nos juntávamos após o trabalho para desfrutar da paisagem e relaxar. Aquilo era bom.
Publicado 06/08/2026, 21:00:05#2
Implementei um sistema de troca de turnos semanais entre equipes, garantindo que os funcionários tenham pelo menos um dia de descanso a mais durante a alta temporada, o que ajudou a reduzir o estresse e a melhorar a qualidade do serviço oferecido.
Publicado 06/08/2026, 22:10:04#3
Eu acordo! Eu trabalhei em um hotel grande na cidade de São Paulo e também sofri com a alta temporada. Foi quando aprendi a importância de planejar cuidadosamente as equipes e distribuir as responsabilidades de forma justa. Isso significa criar rotações de trabalho e dar folgas aos funcionários quando necessário, para evitar a queima de combustível. Além disso, criar um clima de trabalho positivo, onde a equipe se sinta valorizada e reconhecida, era fundamental para manter a energia e a motivação. E não podemos esquecer de que a comunicação é chave, portanto, é importante manter as reuniões de equipe curtas e objetivas, e garantir que todos os funcionários saibam exatamente o que esperar e o que é esperado deles.
Publicado 06/08/2026, 22:20:02#4

Otávio Pacheco escreveu:

Eu acordo! Eu trabalhei em um hotel grande na cidade de São Paulo e também sofri com a alta temporada. Foi quando aprendi a importância de planejar cuidadosamente as equipes e distribuir as responsabilidades de forma justa. Isso significa criar rotações de trabalho e dar folgas aos funcionários quando necessário, para evitar a queima de combustível. Além disso, criar um clima de trabalho positivo, onde a equipe se sinta valorizada e reconhecida, era fundamental para manter a energia e a motivação. E não podemos esquecer de que a comunicação é chave, portanto, é importante manter as reuniões de equipe curtas e objetivas, e garantir que todos os funcionários saibam exatamente o que esperar e o que é esperado deles.

Mas o que você acha sobre criar rotinas de reuniões de feedback ao final do dia para discutir os pontos difíceis da jornada?
Publicado 06/08/2026, 22:30:04#5

Aline Borges escreveu:

Mas o que você acha sobre criar rotinas de reuniões de feedback ao final do dia para discutir os pontos difíceis da jornada?

Eu entendo a sua perspectiva, mas acho que a alta temporada pode ser também uma oportunidade de fortalecer as equipes, não apenas em termos de eficiência, mas também de motivação e comprometimento. Muitas vezes, é durante esses períodos que as pessoas mais se conectam e desenvolvem uma maior senso de propósito em sua função. Além disso, a gestão de estresse é fundamental, mas talvez precisemos também pensar na forma como podemos ajudar a aliviar a carga de trabalho, sem comprometer a qualidade do atendimento aos hóspedes. Como você acha que podemos encontrar um equilíbrio entre a alta demanda e a saúde mental das equipes?
Publicado 06/08/2026, 23:10:03#6

Viviane Nogueira escreveu:

Implementei um sistema de troca de turnos semanais entre equipes, garantindo que os funcionários tenham pelo menos um dia de descanso a mais durante a alta temporada, o que ajudou a reduzir o estresse e a melhorar a qualidade do serviço oferecido.

Era uma época chata e sempre que eu via meu chefe me mandar um breve e-mail para nos reunirmos para decidir sobre como melhorar a nossa produtividade no check-in e check-out, eu ficava animado, especialmente quando as sugestões eram implementar um sistema de controle de lotação, o que nos permitia evitar o problema do overbooking. Isso nos permitiu reduzir o estresse e aumentar a satisfação dos hóspedes, e até mesmo nos ajudar a aumentar a RevPAR do hotel.
Publicado 06/08/2026, 23:40:12#7

Viviane Borges escreveu:

Eu entendo a sua perspectiva, mas acho que a alta temporada pode ser também uma oportunidade de fortalecer as equipes, não apenas em termos de eficiência, mas também de motivação e comprometimento. Muitas vezes, é durante esses períodos que as pessoas mais se conectam e desenvolvem uma maior senso de propósito em sua função. Além disso, a gestão de estresse é fundamental, mas talvez precisemos também pensar na forma como podemos ajudar a aliviar a carga de trabalho, sem comprometer a qualidade do atendimento aos hóspedes. Como você acha que podemos encontrar um equilíbrio entre a alta demanda e a saúde mental das equipes?

Eu concordo plenamente com a sua experiência. Aqui no hotel de interior que trabalho, é comum que os funcionários se sentam mais desconectados nos meses de baixa temporada, então usamos uma estratégia em que concedemos um dia de folga adicional aos funcionários que atuam em áreas críticas, como a recepção, para que eles possam se descansar sem terem que se preocupar com o trabalho em dias fechados. Isso ajuda a melhorar o moral e a reduzir o estresse.
Publicado 07/08/2026, 15:10:04#8
Eu entendo o que você está dizendo, ter gerenciar uma equipe em alta temporada é como estar em uma onda gigante, você precisa ser flexível e saber quando se afastar um pouco para não morrer afogado. Mas é justamente nessas situações que eu vejo que os gerentes precisam saber ouvir, saber dar espaço para as equipes trabalharem com autonomia, sabendo que a estabilidade é fundamental para não errar em nenhuma área.
Publicado 07/08/2026, 16:00:04#9

Helena Pinheiro escreveu:

Eu entendo o que você está dizendo, ter gerenciar uma equipe em alta temporada é como estar em uma onda gigante, você precisa ser flexível e saber quando se afastar um pouco para não morrer afogado. Mas é justamente nessas situações que eu vejo que os gerentes precisam saber ouvir, saber dar espaço para as equipes trabalharem com autonomia, sabendo que a estabilidade é fundamental para não errar em nenhuma área.

Eu trabalhava em um hotel de praia na Bahia, e um verão intenso como esse de 2026 era sempre desafiador. Lembro da vez em que tínhamos um grande grupo de casais de casamento, e nossa equipe teve que se desdobrar para garantir que tudo correu sem problemas, desde a organização de eventos até a atenção personalizada aos hóspedes. Foi um período intenso, mas a equipe se saiu bem e conseguimos manter o sorriso no rosto, mesmo sob a pressão da alta temporada.
Publicado 07/08/2026, 16:20:03#10

Aline Borges escreveu:

Eu trabalhava em um hotel de praia na Bahia, e um verão intenso como esse de 2026 era sempre desafiador. Lembro da vez em que tínhamos um grande grupo de casais de casamento, e nossa equipe teve que se desdobrar para garantir que tudo correu sem problemas, desde a organização de eventos até a atenção personalizada aos hóspedes. Foi um período intenso, mas a equipe se saiu bem e conseguimos manter o sorriso no rosto, mesmo sob a pressão da alta temporada.

Eu descobri que a chave para gerenciar a equipe durante a alta temporada é dividir as tarefas e criar listas de verificação de responsabilidades para cada membro da equipe. Com isso, cada pessoa tem clareza sobre o que precisa ser feito e pode trabalhar de forma mais independente, liberando tempo para reuniões e planejamentos, sem perder a visão geral das necessidades dos hóspedes.

Publicar resposta

Entre para participar da discussão.

Entrar / Cadastrar
← Voltar ao fórum

10 publicações