A carga de gerenciar equipes no período de alta temporada
Atualizado há 1h
❝Otávio Pacheco escreveu:
Eu acordo! Eu trabalhei em um hotel grande na cidade de São Paulo e também sofri com a alta temporada. Foi quando aprendi a importância de planejar cuidadosamente as equipes e distribuir as responsabilidades de forma justa. Isso significa criar rotações de trabalho e dar folgas aos funcionários quando necessário, para evitar a queima de combustível. Além disso, criar um clima de trabalho positivo, onde a equipe se sinta valorizada e reconhecida, era fundamental para manter a energia e a motivação. E não podemos esquecer de que a comunicação é chave, portanto, é importante manter as reuniões de equipe curtas e objetivas, e garantir que todos os funcionários saibam exatamente o que esperar e o que é esperado deles.
❝Aline Borges escreveu:
Mas o que você acha sobre criar rotinas de reuniões de feedback ao final do dia para discutir os pontos difíceis da jornada?
❝Viviane Nogueira escreveu:
Implementei um sistema de troca de turnos semanais entre equipes, garantindo que os funcionários tenham pelo menos um dia de descanso a mais durante a alta temporada, o que ajudou a reduzir o estresse e a melhorar a qualidade do serviço oferecido.
❝Viviane Borges escreveu:
Eu entendo a sua perspectiva, mas acho que a alta temporada pode ser também uma oportunidade de fortalecer as equipes, não apenas em termos de eficiência, mas também de motivação e comprometimento. Muitas vezes, é durante esses períodos que as pessoas mais se conectam e desenvolvem uma maior senso de propósito em sua função. Além disso, a gestão de estresse é fundamental, mas talvez precisemos também pensar na forma como podemos ajudar a aliviar a carga de trabalho, sem comprometer a qualidade do atendimento aos hóspedes. Como você acha que podemos encontrar um equilíbrio entre a alta demanda e a saúde mental das equipes?
❝Helena Pinheiro escreveu:
Eu entendo o que você está dizendo, ter gerenciar uma equipe em alta temporada é como estar em uma onda gigante, você precisa ser flexível e saber quando se afastar um pouco para não morrer afogado. Mas é justamente nessas situações que eu vejo que os gerentes precisam saber ouvir, saber dar espaço para as equipes trabalharem com autonomia, sabendo que a estabilidade é fundamental para não errar em nenhuma área.
❝Aline Borges escreveu:
Eu trabalhava em um hotel de praia na Bahia, e um verão intenso como esse de 2026 era sempre desafiador. Lembro da vez em que tínhamos um grande grupo de casais de casamento, e nossa equipe teve que se desdobrar para garantir que tudo correu sem problemas, desde a organização de eventos até a atenção personalizada aos hóspedes. Foi um período intenso, mas a equipe se saiu bem e conseguimos manter o sorriso no rosto, mesmo sob a pressão da alta temporada.
Publicar resposta
Entre para participar da discussão.
Entrar / Cadastrar10 publicações