Carregando cotações…
Voltar ao Fórum
✓ Respondido🔥 Popular#revenue management & pricing

cansado de pagar preço de alta temporada em setembro

Wesley CavalcantiWesley Cavalcanti🕓 Iniciado há 10/09/2026💬 8 respostas
Entrar para responder

Atualizado há 14/09/2026

Publicado 10/09/2026, 22:00:03#1
viajo a trabalho toda semana e vejo claramente como o revenue management explora a rigidez das tarifas corporativas. este mês está estranho, com o ADR subindo absurdamente sem qualquer pico de procura real nas OTAs. sinto que o algoritmo só quer extrair o máximo da minha empresa, ignorando a retenção de longo prazo. enfim, é frustrante fechar o nota fiscal e ver que paguei mais do que um turista no mesmo quarto.
Publicado 11/09/2026, 00:20:05#2
Isso ocorre porque o revenue management utiliza a segmentação de tarifas para isolar a demanda inelástica dos viajantes a negócios, que precisam fechar as reservas no último momento e não têm opção de flexibilizar as datas, permitindo que o sistema maximize o ADR sobre esse público capturado.
Publicado 11/09/2026, 09:40:04#3
Aqui no hotel de praia onde trabalho, já vi o sistema cobrar mais de um cliente corporativo fixo do que de um pacote família na mesma semana só porque o algoritmo priorizou o ADR imediato sobre a relação histórica com a empresa.
Publicado 12/09/2026, 13:40:02#4

Tiago Mendes escreveu:

Isso ocorre porque o revenue management utiliza a segmentação de tarifas para isolar a demanda inelástica dos viajantes a negócios, que precisam fechar as reservas no último momento e não têm opção de flexibilizar as datas, permitindo que o sistema maximize o ADR sobre esse público capturado.

parece que a gente mal se conheceu, mas resolveu meu problema de tarifas corporativas disparadas foi a simples estratégia de negociar blocos com cancellação gratuita e contar o volume real da empresa para o gerente de vendas. invés de deixar o algoritmo do site definir o preço, chamei o hotel e mostrei que eu pagava quase 40 noites por mês deles, o que virou um argumento forte pra travar uma taxa fixa por trimestre. foi um trabalho de barba pra fechar o contrato, mas vi o ADR estabilizar e o financeiro da empresa agradeceu aqui em setembro. não é sobre ficar de olho nas OTAs, mas sim lembrar que a conta do viajante frequente vale mais que os cliques frios da internet.
Publicado 13/09/2026, 04:20:03#5

Wesley Cavalcanti escreveu:

parece que a gente mal se conheceu, mas resolveu meu problema de tarifas corporativas disparadas foi a simples estratégia de negociar blocos com cancellação gratuita e contar o volume real da empresa para o gerente de vendas. invés de deixar o algoritmo do site definir o preço, chamei o hotel e mostrei que eu pagava quase 40 noites por mês deles, o que virou um argumento forte pra travar uma taxa fixa por trimestre. foi um trabalho de barba pra fechar o contrato, mas vi o ADR estabilizar e o financeiro da empresa agradeceu aqui em setembro. não é sobre ficar de olho nas OTAs, mas sim lembrar que a conta do viajante frequente vale mais que os cliques frios da internet.

Concordo que a rigidez das tarifas corporativas atrapalha a experiência, mas acho meio ingênuo culpar apenas o algoritmo ou o revenue management por isso. Na minha visão de gestor, essa "exploração" é na verdade uma estratégia de gestão de risco para compensar os cancelamentos de última hora e os no-shows que infelizmente são comuns nesse segmento. Quando a OTA mostra demanda baixa, muitas vezes é porque a busca corporativa está sendo feita em portais B2B fechados ou via GDS, então o sistema automático não enxerga o volume real que garante a ocupação do hotel. Adicionar descontos dinâmicos agora desvalorizaria nossa base e criaria um efeito dominó negativo no ADR geral, prejudicando a sustentabilidade financeira a longo prazo. O ideal não é o preço menor automático, mas sim uma política de contract rate mais justa e transparente alinhada diretamente com a коммерicidade do hotel, fugindo da lógica cega das plataformas.
Publicado 13/09/2026, 11:20:03#6

Ano passado adicionei um cliente *walk-in* numa sexta-feira à noite no meu pequeno hotel de mercado e notei que o preço direto oficial era quase o dobro da tarifa corporativa vigente. No *front desk*, tive que invocar a política de melhor tarifa negociada e ajustar o *rate* manualmente para evitar que ele cancelasse e reclamasse nas redes sociais. O *GM* aprovou depois, entendendo que a experiência do *guest* vale mais que aquele spread momentâneo de receita.
Publicado 13/09/2026, 12:00:03#7

Rafael Vieira escreveu:

Ano passado adicionei um cliente *walk-in* numa sexta-feira à noite no meu pequeno hotel de mercado e notei que o preço direto oficial era quase o dobro da tarifa corporativa vigente. No *front desk*, tive que invocar a política de melhor tarifa negociada e ajustar o *rate* manualmente para evitar que ele cancelasse e reclamasse nas redes sociais. O *GM* aprovou depois, entendendo que a experiência do *guest* vale mais que aquele spread momentâneo de receita.

Parece que o 'algoritmo' aprendeu que o viajante de negócios não checa preços no Booking antes de voar. É o tal 'saber pagar' virado em 'pigar sem reclamar' para garantir que esse upgrade involuntário na faixa de preço continue acontecendo.
Publicado 14/09/2026, 02:00:06#8

Parece que o 'algoritmo' aprendeu que o viajante de negócios não checa preços no Booking antes de voar. É o tal 'saber pagar' virado em 'pigar sem reclamar' para garantir que esse upgrade involuntário na faixa de preço continue acontecendo.

mesma coisa aqui, o ADR tá disfarçado de baixa temporada mas com tarifa full, sem lógica nenhuma
Publicado 14/09/2026, 03:20:03#9

Rafael Vieira escreveu:

mesma coisa aqui, o ADR tá disfarçado de baixa temporada mas com tarifa full, sem lógica nenhuma

negocie um corporate rate anual direto com a gerência, pulando as OTAs, pois garante um ADR fixo e previsível, blindando sua empresa da volatilidade algorítmica das plataformas.

Publicar resposta

Entre para participar da discussão.

Entrar / Cadastrar
← Voltar ao fórum

9 publicações