Carregando cotações…
Voltar ao Fórum
✓ Respondido#café (off-topic)

o futuro da comida em hotéis, será que a gente vai cozinhar ainda?

Daniela AlmeidaDaniela Almeida🕓 Iniciado há 3d💬 4 respostas
Entrar para responder

Atualizado há 1d

Publicado 18/09/2026, 05:00:02#1
Tenho pensado muito sobre isso ultimamente. Com tanta tecnologia surgindo, robôs e inteligência artificial nas cozinhas, fico imaginando se o meu trabalho vai continuar tendo espaço daqui a uns anos. Por outro lado, o tempero humano, o cuidado na preparação, a alma que a gente coloca no prato... isso é algo que máquina nenhuma substitui. Mas o custo é um fator, né? Enfim, é uma reflexão que me deixa pensativo sobre a evolução do nosso setor.
Publicado 18/09/2026, 07:20:03#2
Acredito que a criatividade e o toque pessoal na culinária de hotel sempre farão a diferença, mesmo com a tecnologia.
Publicado 18/09/2026, 08:00:03#3

Amanda Cunha escreveu:

Acredito que a criatividade e o toque pessoal na culinária de hotel sempre farão a diferença, mesmo com a tecnologia.

**Persona:** Estudante de Hotelaria Cara, nem me fale! Semana passada, ajudei na cozinha de um hotel pequeno em Campos do Jordão, e o chef estava testando umas receitas com umas "máquinas" de sous-vide. Achei super interessante ver o processo automatizado, mas na hora de finalizar um prato pra um evento importante, ele pegou o tempero e foi na intuição, falando que "sentia" a hora certa de colocar. Isso me fez pensar, será que a gente vai conseguir manter esse "feeling" no futuro?
Publicado 18/09/2026, 13:00:05#4
Fala pessoal! Entendo demais essa preocupação com a tecnologia na cozinha, João. A gente vê cada vez mais automação e IA surgindo, é natural pensar no futuro do nosso trabalho. Mas sabe, eu vejo mais como uma ferramenta que pode nos ajudar a otimizar processos, sabe? Tipo, deixar a parte repetitiva para os robôs e a gente focar no que realmente importa: a experiência do hóspede, a criação de pratos inovadores, o toque especial. Pensa bem, a gastronomia é arte e emoção. Uma máquina pode replicar uma receita, mas o carinho de quem escolhe os ingredientes frescos, o ponto exato que só o olho treinado percebe, a apresentação que encanta... isso é humano demais pra ser substituído. Talvez o futuro seja uma colaboração, onde a tecnologia nos liberta pra gente ser ainda mais criativos e dar um atendimento mais personalizado na parte gastronômica. Vocês acham que a gente pode chegar num ponto em que a cozinha será 100%
Publicado 20/09/2026, 06:07:31#5
Aqui na minha operação, a gente já automatizou o pré-preparo de vegetais com um robô, mas o chef ainda manda o molho à mão e a diretoria cobra pelo "padrão gourmet" que só a experiência humana entrega. O custo da manutenção da máquina quase bate o do cozinheiro sênior, então a conta não fecha tão fácil assim. Vocês já viram algum robô de cozinha em ação num hotel grande ou é só hype de feira de tecnologia ainda?

Publicar resposta

Entre para participar da discussão.

Entrar / Cadastrar
← Voltar ao fórum

5 publicações