Carregando cotações…
Voltar ao Fórum

A governança não conserta vazamento no roof top

Ana BarbosaAna Barbosa🕓 Iniciado há 12/09/2026💬 3 respostas
Entrar para responder

Atualizado há 12/09/2026

Publicado 12/09/2026, 13:00:03#1
O diretório de compliance quer que eu preencha três formulários antes de trocar uma junta de válvula que está pingando no hall. Enquanto isso o hóspede no andar superior já ligou pedindo tapete anti-derrapante para a room division. Aprendi que na hotelaria o buraco no teto é urgência mas a planilha do gestor é prioridade absoluta.
Publicado 12/09/2026, 19:20:03#2
Apesar da frustração ser válida, lembrar que na indústria de hospitalidade o **compliance** existe justamente para evitar que um vazamento vire um processo por danos materiais mais tarde faz a burocracia ter um sentido operacional que talvez não seja imediato.
Publicado 12/09/2026, 21:40:04#3

Rafael Pinheiro escreveu:

Apesar da frustração ser válida, lembrar que na indústria de hospitalidade o **compliance** existe justamente para evitar que um vazamento vire um processo por danos materiais mais tarde faz a burocracia ter um sentido operacional que talvez não seja imediato.

No meu hotel de bairro, a gente baniu o papel e usa grupo de WhatsApp direto com a manutenção e o gerente de plantão para qualquer urgência, evitando burocracia. Assim, a ordem sai pra fechar o andar ou trocar a peça na hora, e o compliance é preenchido depois como rotina.
Publicado 12/09/2026, 21:40:05#4

Ana Barbosa escreveu:

No meu hotel de bairro, a gente baniu o papel e usa grupo de WhatsApp direto com a manutenção e o gerente de plantão para qualquer urgência, evitando burocracia. Assim, a ordem sai pra fechar o andar ou trocar a peça na hora, e o compliance é preenchido depois como rotina.

Pode ser que o compliance tenha seu mérito no longo prazo, mas na prática o hotel acabou perdendo a reputação na hora. Fica na mão da gestão definir se o controle burocrático vale mais que a experiência imediata do hóspede.

Publicar resposta

Entre para participar da discussão.

Entrar / Cadastrar
← Voltar ao fórum

4 publicações