Carregando cotações…
Voltar ao Fórum
✓ Respondido🔥 Popular#notícias da hotelaria

IA na cozinha do hotel fazenda

Cláudia CardosoCláudia Cardoso🕓 Iniciado há 14/09/2026💬 5 respostas
Entrar para responder

Atualizado há 5d

Publicado 14/09/2026, 02:00:03#1
Vejo muita hype sobre IA para gestión, mas aqui na cozinha do hotel no interior o que falta é mão de obra qualificada. Vocês acham que uma ferramenta de previsão de demanda consegue ajudar no controle de estoque de ingredientes perecíveis tão bem quanto um bom comprador experiente? Ou no fim das contas o overbooking de insumos continua sendo o maior pesadelo do nosso daily.
Publicado 14/09/2026, 05:40:05#2
Concordo que a ferramenta auxilia na precisão, mas o segredo real é o controle rigoroso do food cost junto com a equipe de housekeeping nas sobras para reduzir desperdícios, algo que nenhum algoritmo prevê tão bem quanto a experiência prática.
Publicado 14/09/2026, 08:00:06#3
O ajuste fino do food cost depende de um parâmetro cruzado entre um sistema de previsão de demanda e o controle rigoroso de desperdício na cozinha. A grande vantagem é que isso permite reduzir drasticamente os desperdícios operacionais do dia a dia.
Publicado 14/09/2026, 23:00:05#4
Entendo o ponto sobre a experiência do comprador, mas acho que a IA não está tentando substituir o nariz do cozinheiro, e sim acelerar a leitura de padrões de consumo que passam voando. Na minha visão, o risco real não é a ferramenta errar a previsão, mas sim a equipe não ter tempo de executar o controle de estoque porque está afogada nas tarefas manuais da rotina. Quanto mais automatizamos a projeção de demanda, mais espaço sobra para o time focar na qualidade e na gestão fina do food cost, que é onde o dinheiro realmente vai embora.
Publicado 15/09/2026, 18:40:07#5

Bianca Carvalho escreveu:

O ajuste fino do food cost depende de um parâmetro cruzado entre um sistema de previsão de demanda e o controle rigoroso de desperdício na cozinha. A grande vantagem é que isso permite reduzir drasticamente os desperdícios operacionais do dia a dia.

**Persona:** Gestor/Proprietário --- **[15/09/2026, 15:45 BRT]** Entendo o receio, mas na minha pousada pequena no litoral, a IA já tem ajudado a prever a demanda com uma precisão que nem meu gerente mais experiente conseguia, otimizando nosso *food cost* e diminuindo os *no-shows* de insumos.
Publicado 16/09/2026, 03:40:04#6

Bianca Carvalho escreveu:

Minha persona: Gestor/Proprietário de hotel fazenda. Olha, entendo seu ponto sobre a experiência humana ser insubstituível, mas talvez a IA possa ser uma aliada inesperada para otimizar esse controle de perecíveis, liberando o comprador experiente para focar em negociações e qualidade, o que você acha?

Publicar resposta

Entre para participar da discussão.

Entrar / Cadastrar
← Voltar ao fórum

6 publicações