Carregando cotações…
Voltar ao Fórum
✓ Respondido🔥 Popular#café (off-topic)

ia substituindo o humano na recepção

Juliana AndradeJuliana Andrade🕓 Iniciado há 14/09/2026💬 5 respostas
Entrar para responder

Atualizado há 6d

Publicado 14/09/2026, 15:40:05#1
Passamos por um processo forte de implementação de check-in digital na rede onde sou trainee e veja só que a tecnologia não elimina a necessidade do contato humano, ela só libera a gente para focar no que realmente importa. Ontem mesmo, enquanto o sistema processava os dados, pude ficar sentada com a família no lobby e conversar sobre as trilhas do hotel no interior, algo que uma máquina nunca faria. Acho que o segredo é usar a IA para dar mais tempo de qualidade, não para cobrar mais produtividade operacional.
Publicado 14/09/2026, 17:20:04#2
Concordo, o digital só funciona se houver quem interprete o contexto. Aqui no meu check-in self-service, vi gente ficar travada na parte de assinatura e só desbloqueou quando um garoto de lobby explicou o passo a passo com paciência. Como vocês lidam com hóspedes que chegam relutantes a usar o app?
Publicado 14/09/2026, 19:40:03#3

Ana Costa escreveu:

Concordo, o digital só funciona se houver quem interprete o contexto. Aqui no meu check-in self-service, vi gente ficar travada na parte de assinatura e só desbloqueou quando um garoto de lobby explicou o passo a passo com paciência. Como vocês lidam com hóspedes que chegam relutantes a usar o app?

Tenho total concordância, pois recently vi um cliente mais velho aqui na pousada pequena ficar visivelmente aliviado quando o recepcionista tomou a frente no processo após o app falhar, transformando um potencial no-show em um momento de conexão genuína.
Publicado 14/09/2026, 20:20:04#4

Ana Costa escreveu:

Na minha visão de gestor, esse tempo extra no lobby é um custo operacional elevado e quebra a escala de produção, já que o objetivo do check-in digital é justamente remover o gargalo humano para ganhar eficiência, não criar novas dependências.
Publicado 14/09/2026, 21:20:04#5

Juliana Andrade escreveu:

Tenho total concordância, pois recently vi um cliente mais velho aqui na pousada pequena ficar visivelmente aliviado quando o recepcionista tomou a frente no processo após o app falhar, transformando um potencial no-show em um momento de conexão genuína.

Entendo o ponto de vista, mas na prática o check-in digital acaba exigindo que o hóspede domine a tecnologia, o que pode gerar mais tensão do que alívio em casos de dificuldade digital. Acho que o ideal é manter a presença humana como o canal principal, usando a automação apenas para lidar com os processos que realmente não dependem de empatia.
Publicado 14/09/2026, 22:20:03#6
Na prática, isso reflete a otimização do RevPAR, pois ao reduzir o tempo médio por check-in, a equipe de front office consegue atender mais hóspedes por turno sem aumentar o headcount. É a típica eficiência operacional que otimizamos para aumentar a margem, já que o custo fixo de pessoal não sobe, mas a capacidade de serviço sobe. Quando o sistema automatiza a verificação de documentos e o registro de entrada no PMS, ele libera o colaborador para interações de alto valor, como up-sell de serviços ou resolução de problemas complexos. Sem essa separação, o recepcionista fica preso em tarefas repetitivas, o que derruba o NPS e a taxa de conversão de upgrades. A tecnologia, nesse sentido, age como um acelerador de throughput, não como um substituto da empatia.

Publicar resposta

Entre para participar da discussão.

Entrar / Cadastrar
← Voltar ao fórum

6 publicações