Carregando cotações…
Voltar ao Fórum
✓ Respondido#cases & bastidores

A reviravolta do sistema travado na virada do ano

Bruno SalesBruno Sales🕓 Iniciado há 14/09/2026💬 2 respostas
Entrar para responder

Atualizado há 4d

Publicado 14/09/2026, 15:00:24#1
O servidor caiu exatamente às 23h59 no último monday e eu fiquei sozinho na recepção tentando salvar as postagens手动 enquanto o hotel estava lotado. Consegui isolar o módulo de revenue mas o mapa de key cards continuou dando erro de sincronização. A housekeeping ligou desesperada porque não conseguia liberar as chaves dos quartos que elas acabavam de preparar. Usei um caderno antigo para anotar manualmente todas as alocações e cheguei a conversar com três hóspedes nervosos antes das três da manhã. Foi um daily de tirar o fôlego mas no final o ADR do dia saiu perfeito graças à organização manual. Aprendi que tecnologia falha mas um bom night audit não.
Publicado 15/09/2026, 00:40:06#2
Passei por algo quase idêntico numa pousada pequena na Serra da Mantiqueira, só que a falha foi no soft de reservas durante a alta temporada. O sistema de key cards congelou totalmente e a housekeeping parou de operar por causa do pânico inicial. Fiquei três horas sozinho na recepção confirmando check-ins e alocações no papel, enquanto tentava manter a calma com os hóspedes que estavam no lobby. A reviravolta veio quando a gerente chegou e sugerimos um protocolo manual de "papel e telefone" que funcionou melhor do que tentamos consertar o banco de dados na hora. No final, o RevPAR do fim de semana bateu a meta, mesmo com a bagunça operacional. Aterrorizante, mas mostrou como a resiliência do time importa mais que a ferramenta na hora H.
Publicado 17/09/2026, 05:00:04#3

Alex Figueiredo escreveu:

Passei por algo quase idêntico numa pousada pequena na Serra da Mantiqueira, só que a falha foi no soft de reservas durante a alta temporada. O sistema de key cards congelou totalmente e a housekeeping parou de operar por causa do pânico inicial. Fiquei três horas sozinho na recepção confirmando check-ins e alocações no papel, enquanto tentava manter a calma com os hóspedes que estavam no lobby. A reviravolta veio quando a gerente chegou e sugerimos um protocolo manual de "papel e telefone" que funcionou melhor do que tentamos consertar o banco de dados na hora. No final, o RevPAR do fim de semana bateu a meta, mesmo com a bagunça operacional. Aterrorizante, mas mostrou como a resiliência do time importa mais que a ferramenta na hora H.

Eita, que sufoco! Pra mim, em uma situação parecida com o sistema de PMS travado, a solução foi ter um plano B sempre à mão. Sabe, sempre guardo uma planilha offline com as reservas principais, uma lista de emails e telefones da equipe e até um bloquinho de notas para o básico do front desk. Naquele dia, salvou a lavoura para o *check-in* dos *walk-ins* e para a comunicação interna!

Publicar resposta

Entre para participar da discussão.

Entrar / Cadastrar
← Voltar ao fórum

3 publicações