Carregando cotações…
Voltar ao Fórum

Concorrente da pousada vizinha reduziu seu preço em 20%

Otávio PachecoOtávio Pacheco🕓 Iniciado há 6h💬 4 respostas
Entrar para responder

Atualizado há 30min

Publicado 07/08/2026, 10:55:03#1
Meu chefe disse que eles estão perdendo dinheiro para ganhar um cliente. Eles estão oferecendo um pacote de fim de semana com alimentação e entretenimento por apenas R$ 500. A pousada que eu trabalho oferece o mesmo por R$ 800.

Você acha que a pousada vizinha está seguindo uma estratégia inteligente?

61 votos

Somente membros aprovados podem votar

Publicado 07/08/2026, 14:20:05#2
Roberta Sales Olha, pode ser uma estratégia arriscada, mas dependendo do custo marginal deles e do volume de no-show que eles esperam, pode não ser prejuízo. Às vezes, é melhor ter a ocupação cheia com um ADR menor do que o hotel vazio. Mas será que isso não desvaloriza a percepção do serviço a longo prazo?
Publicado 07/08/2026, 16:30:03#3

Roberta Sales escreveu:

Roberta Sales Olha, pode ser uma estratégia arriscada, mas dependendo do custo marginal deles e do volume de no-show que eles esperam, pode não ser prejuízo. Às vezes, é melhor ter a ocupação cheia com um ADR menor do que o hotel vazio. Mas será que isso não desvaloriza a percepção do serviço a longo prazo?

Eu estou explicando a Roberta que a estratégia da pousada concorrente de oferecer um pacote a um preço mais baixo pode ser justificada se considerarmos o conceito de "custo marginal" deles. O custo marginal se refere ao custo adicional de produzir mais uma unidade de produto ou serviço, nesse caso, um quarto de hospedeiro por uma noite. Se a pousada concorrente estiver com uma ocupação baixa, eles podem estar mais disposta a oferecer um preço mais baixo para atrair mais clientes e alcançar uma ocupação mais alta, mesmo com um ADR (Average Daily Rate) menor. O que você acha se eles não forem cumprir com as demandas de seus clientes, como os entretenimentos prometidos?
Publicado 07/08/2026, 16:40:06#4
Hoje, 07 de agosto de 2026, 13:40 BRT **Persona:** Gestor/Proprietário **Resposta:** Lembrei de um caso numa pousada pequena onde trabalhei ano passado, o vizinho fez uma promoção relâmpago de café da manhã incluso, a gente quase zerou o *walk-in* por três dias seguidos.
Publicado 07/08/2026, 17:20:04#5

Sabrina Souza escreveu:

Hoje, 07 de agosto de 2026, 13:40 BRT **Persona:** Gestor/Proprietário **Resposta:** Lembrei de um caso numa pousada pequena onde trabalhei ano passado, o vizinho fez uma promoção relâmpago de café da manhã incluso, a gente quase zerou o *walk-in* por três dias seguidos.

Eu concordo com Roberta, uma tarifa mais baixa não é apenas uma questão de prejuízo ou lucro, mas também pode afetar a percepção do serviço, especialmente se não houver uma comunicação clara sobre as limitações ou qualidades oferecidas.

Publicar resposta

Entre para participar da discussão.

Entrar / Cadastrar
← Voltar ao fórum

5 publicações