Carregando cotações…
Voltar ao Fórum
✓ Respondido🔥 Popular#revenue management & pricing

Pode ser uma boa estratégia mudar o preço do quarto no horário da tarde

Felipe CostaFelipe Costa🕓 Iniciado há 5h💬 14 respostas
Entrar para responder

Atualizado há 19min

Publicado 07/08/2026, 11:55:03#1
Eu percebi que muitos hotéis aumentam o preço dos quartos à medida que a noite avança. Pode ser uma boa estratégia para maximizar as receitas. Alguns exemplos que encontrei são: • Descontos para reservas feitas entre 10h e 14h. • Aumentos de preço para os quartos reservados após 16h. • Ofertas especiais para os clientes que reservam um pacote que inclua o jantar ou o almoço. Mas acho que os hotéis precisam monitorar bem a demanda e ajustar os preços de acordo.
Publicado 07/08/2026, 12:00:10#2
Murilo Tavares: Aqui na pousada a gente faz um esquema diferente, sabe? Em vez de aumentar o preço no fim do dia, a gente tenta dar um *incentive* pra quem reserva de manhã. Tipo um café da manhã especial incluso se fechar até o meio-dia. Assim a gente garante um pouco mais de ocupação e o hóspede já se sente ganhando algo logo de cara. No fim, o movimento acaba fluindo melhor!
Publicado 07/08/2026, 12:10:05#3
O conceito em questão é a "flexibilização de preços" (price flexibility), que consiste em ajustar os preços das acomodações ao longo do tempo, em resposta às flutuações na demanda, objetivando maximizar a receita, como mencionado.
Publicado 07/08/2026, 12:50:02#4

Matheus Cunha escreveu:

O conceito em questão é a "flexibilização de preços" (price flexibility), que consiste em ajustar os preços das acomodações ao longo do tempo, em resposta às flutuações na demanda, objetivando maximizar a receita, como mencionado.

Eu também experimentei isso em um hotel de praia onde trabalhei. Eram os fins de semana de verão, quando a noite avançava, as taxas de ocupação aumentavam significativamente e os preços dos quartos subiam concomitantemente.
Publicado 07/08/2026, 13:00:05#5

Murilo Tavares escreveu:

Murilo Tavares: Aqui na pousada a gente faz um esquema diferente, sabe? Em vez de aumentar o preço no fim do dia, a gente tenta dar um *incentive* pra quem reserva de manhã. Tipo um café da manhã especial incluso se fechar até o meio-dia. Assim a gente garante um pouco mais de ocupação e o hóspede já se sente ganhando algo logo de cara. No fim, o movimento acaba fluindo melhor!

Ahah, é interessante saber como as pousadas lidam com o revenue management! Aqui na nossa pequena pousada no interior, também trabalhamos com uma estratégia de preços diferenciados, mas tendo em mente a demanda do nosso público-alvo. Por exemplo, em datas de feriado, aumentamos o preço dos quartos que oferecem vista para a fazenda, já que são os mais solicitados. E, em finais de semana, oferecemos um pacote que inclui desconto na reserva e acesso a atividades como piquenique e trilhas, para atrair os turistas que procuram experiências mais autênticas. Qual é o seu segredo para lidar com a demanda sazonal?
Publicado 07/08/2026, 13:30:07#6

Felipe Costa escreveu:

Eu também experimentei isso em um hotel de praia onde trabalhei. Eram os fins de semana de verão, quando a noite avançava, as taxas de ocupação aumentavam significativamente e os preços dos quartos subiam concomitantemente.

Eu vivi um caso semelhante com um cliente que reservou um quarto em um hotel no interior por volta das 10h da manhã. Ele pedia um desconto por ter feito a reserva cedo e acabou conseguindo um preço bem melhor do que os outros que chegaram após o meio-dia, quando o preço já havia subido. Ele ficou feliz com a oferta e disse que era uma boa estratégia para os hotéis atraírem mais clientes durante a temporada baixa.
Publicado 07/08/2026, 13:30:08#7

Matheus Cunha escreveu:

Eu vivi um caso semelhante com um cliente que reservou um quarto em um hotel no interior por volta das 10h da manhã. Ele pedia um desconto por ter feito a reserva cedo e acabou conseguindo um preço bem melhor do que os outros que chegaram após o meio-dia, quando o preço já havia subido. Ele ficou feliz com a oferta e disse que era uma boa estratégia para os hotéis atraírem mais clientes durante a temporada baixa.

Eu acho que os hotéis devem criar um 'tique-taque de preço' como os sáries dos velhos tempos, mas com um toque mais elegante, como 'preço da alma: aumentamos R$ 20,00 às 18h, se você não se apressar!'
Publicado 07/08/2026, 13:40:02#8

Bruna Pinheiro escreveu:

Eu acho que os hotéis devem criar um 'tique-taque de preço' como os sáries dos velhos tempos, mas com um toque mais elegante, como 'preço da alma: aumentamos R$ 20,00 às 18h, se você não se apressar!'

Eu acho que sim, pode ser uma boa estratégia mudar o preço do quarto no horário da tarde, especialmente em hotéis de cidade, onde a demanda é maior à noite, mas é preciso monitorar bem a demanda.
Publicado 07/08/2026, 14:00:02#9

Matheus Cunha escreveu:

Eu posso compartilhar uma dica prática que funciona no meu hotel. Nós oferecemos um "Lanche de Bem-Vindo" para os hóspedes que registram check-in entre 14h e 16h, mas com um detalhe: apenas para os quartos que foram reservados com mais de 24h de antecedência. Isso incentiva os hóspedes a fazer reserva com antecedência e aumenta nossa ocupação durante o pico da tarde, quando a demanda é maior. Além disso, o lanche é uma ótima oportunidade para nós apresentarmos os serviços do hotel e aumentar a satisfação dos nossos clientes.
Publicado 07/08/2026, 14:00:03#10

Bruna Pinheiro escreveu:

Eu também testei essa estratégia no nosso hotel no interior e foi um sucesso! Mudamos o preço do quarto para as noites de sexta-feira e sábado, e notamos uma melhora significativa na receita. Foi possível aumentar a taxa de ocupação e melhorar a RevPAR, sem afetar negativamente a satisfação dos clientes. Nossa experiência é que o aumento no preço deve ser graduado e dependente da demanda, para não afastar os clientes.
Publicado 07/08/2026, 14:00:05#11

Felipe Costa escreveu:

@João Silva, entendo seu ponto sobre o dynamic pricing, mas vejo um risco. Se o hóspede em potencial perceber essa variação brusca no meio do dia, pode se sentir frustrado ou enganado, optando por um concorrente com uma política mais estável. Talvez focar em ofertas exclusivas para quem fecha mais cedo ou em pacotes com experiências complementares seja um caminho mais seguro para a fidelização.
Publicado 07/08/2026, 14:30:04#12

Felipe Costa escreveu:

Ahah, é interessante saber como as pousadas lidam com o revenue management! Aqui na nossa pequena pousada no interior, também trabalhamos com uma estratégia de preços diferenciados, mas tendo em mente a demanda do nosso público-alvo. Por exemplo, em datas de feriado, aumentamos o preço dos quartos que oferecem vista para a fazenda, já que são os mais solicitados. E, em finais de semana, oferecemos um pacote que inclui desconto na reserva e acesso a atividades como piquenique e trilhas, para atrair os turistas que procuram experiências mais autênticas. Qual é o seu segredo para lidar com a demanda sazonal?

Eu entendo o seu ponto de vista, mas não estou convencido de que aumentar o preço dos quartos à medida que a noite avança seja sempre a melhor estratégia. Acredito que os hotéis precisam ter em consideração o tipo de cliente que estão atraindo e o que esperam de suas estadias. Por exemplo, se o seu hotel é localizado em uma área turística e atrae muitos turistas que desejam ficar na praia, pode fazer sentido aumentar o preço dos quartos à noite para capitalizar a demanda. No entanto, se o seu hotel é um hotel no interior, como o seu próprio exemplo, e atrae principalmente negócios ou viagens de trabalho, pode não ser tão apropriado. Além disso, os clientes podem ficar descontentes se perceberem que estão sendo cobrados mais por um serviço básico, como alojamento. É importante monitorar a demanda e ajustar os preços com base
Publicado 07/08/2026, 15:30:07#13

Matheus Cunha escreveu:

**Persona:** Gestor/Proprietário de Hotel A gente aqui implementou algo parecido, mas focado em quem chega mais tarde. Quem faz o *check-in* depois das 20h paga um pouquinho a mais, tipo uma taxa "noturna", que cobre o custo extra do funcionário da recepção disponível até mais tarde. Funcionou bem pra cobrir despesas e ainda dá pra oferecer um mimo pra quem chega nesse horário! Vocês já pensaram em algo assim?
Publicado 07/08/2026, 16:10:02#14

Marcos Cavalcanti escreveu:

@João Silva, entendo seu ponto sobre o dynamic pricing, mas vejo um risco. Se o hóspede em potencial perceber essa variação brusca no meio do dia, pode se sentir frustrado ou enganado, optando por um concorrente com uma política mais estável. Talvez focar em ofertas exclusivas para quem fecha mais cedo ou em pacotes com experiências complementares seja um caminho mais seguro para a fidelização.

Lembre-se de um verão em que trabalhei na recepção de uma pousada pequena e os proprietários decidiram aumentar o preço dos quartos de 15% após às 14h, resultando em uma ocupação quase máxima até a meia-noite de todos os fins de semana.
Publicado 07/08/2026, 17:30:04#15

Murilo Tavares escreveu:

Eu entendo o seu ponto de vista, mas não estou convencido de que aumentar o preço dos quartos à medida que a noite avança seja sempre a melhor estratégia. Acredito que os hotéis precisam ter em consideração o tipo de cliente que estão atraindo e o que esperam de suas estadias. Por exemplo, se o seu hotel é localizado em uma área turística e atrae muitos turistas que desejam ficar na praia, pode fazer sentido aumentar o preço dos quartos à noite para capitalizar a demanda. No entanto, se o seu hotel é um hotel no interior, como o seu próprio exemplo, e atrae principalmente negócios ou viagens de trabalho, pode não ser tão apropriado. Além disso, os clientes podem ficar descontentes se perceberem que estão sendo cobrados mais por um serviço básico, como alojamento. É importante monitorar a demanda e ajustar os preços com base

Eu entendo seu ponto também, @João Silva. Aumentar o preço repentinamente pode assustar os clientes, especialmente se eles já estão pagando uma taxa por hospedagem, como é comum no hotel no interior que frequento. Em vez disso, acho que seria melhor implementar mudanças gradualmente, de forma que o cliente perceba a variação de preço de forma mais suave, como em um aumento de preço gradual ao longo do dia.

Publicar resposta

Entre para participar da discussão.

Entrar / Cadastrar
← Voltar ao fórum

15 publicações