preciso de orientação sobre a política de preços de reservas em OTAs
Atualizado há 2h
❝Simone Costa escreveu:
Eu trabalhei em um hotel de praia e tínhamos um sistema de precificação dinâmico que variava de acordo com a demanda da temporada e a ocupação média dos quartos, sempre levando em conta a concorrência da região e as preferências dos clientes, então precisamos manter um olhar de mercado constante para entender como os preços das reservas em OTAs eram ajustados.
❝Simone Costa escreveu:
Eu trabalhei em um hotel de praia e tínhamos um sistema de precificação dinâmico que variava de acordo com a demanda da temporada e a ocupação média dos quartos, sempre levando em conta a concorrência da região e as preferências dos clientes, então precisamos manter um olhar de mercado constante para entender como os preços das reservas em OTAs eram ajustados.
❝Camila Vieira escreveu:
Eu implementei um modelo de precificação de last minute com desconto de 20% para reservas feitas com menos de 48h antes do check-in, o que aumentou nossa ocupação média nos fins de semana em 15%.
❝Camila Vieira escreveu:
Eu implementei um modelo de precificação de last minute com desconto de 20% para reservas feitas com menos de 48h antes do check-in, o que aumentou nossa ocupação média nos fins de semana em 15%.
❝Beatriz Figueiredo escreveu:
Nesse contexto, o modelo de precificação dinâmico que mencionou está relacionado ao conceito de Yield Management. É uma estratégia de precificação que ajusta os preços de acordo com a demanda e a ocupação média dos quartos, levando em conta a concorrência da região e as preferências dos clientes. Isso permite maximizar a receita (Revenue) diária (ADR) e o faturamento bruto de reservas (RevPAR), melhorando a eficiência da gestão de preços em OTAs.
❝Simone Costa escreveu:
Nossa política de preços é baseada no modelo de precificação dinâmico, que ajusta os preços de acordo com a demanda e a ocupação média, buscando maximizar a receita e gerenciar a capacidade do hotel.
❝Bianca Carvalho escreveu:
Sim, entendo que a sua política de preço seja baseada em um modelo dinâmico que ajusta a demanda e a ocupação média. Além disso, também usamos o conceito de "lead-time pricing" para ajustar os preços de reservas feitas por OTAs, como você mencionou. Para completar, é importante lembrar que também consideramos a concordância de preços entre as OTAs, pois podemos ter diferentes taxas de venda para as mesmas datas e quartos em cada plataforma.
❝Simone Costa escreveu:
Acho que a coisa mais importante é entender como o modelo de precificação dinâmico se relaciona com a ocupação média e a demanda. Quais são os fatores que influenciam essa atualização de preços em tempo real? Alguém tem uma ideia sobre como esses ajustes afetam a disponibilidade de quartos e a receita total do hotel?
Mas é exatamente isso que acha que funciona e quer confirmar com a equipe de RH antes da reunião, certo?
❝Simone Costa escreveu:
Eu entendo suas dificuldades! Em nossa política de preços, adotamos um modelo de precificação dinâmico, que ajusta os preços das reservas feitas por OTAs com base na demanda do mercado e da ocupação do hotel. Essa estratégia permite que nós maximizemos os ganhos financeiros durante períodos de alta demanda, mas também ajuda a manter um equilíbrio na ocupação média. Um detalhe importante é que nossa equipe de Revenue Management realiza uma revisão constante dos preços das OTAs para garantir que estejamos competitivos e maximize o RevPar (Receita por Ano de Occupação) do hotel.
Minha experiência é que quando trabalho em um hotel que tem uma parceria com a Booking, sempre que há uma alta demanda por nossas suítes, a plataforma ajusta os preços em tempo real, o que pode ser um ganho financeiro no curto prazo, mas também pode afetar a nossa ocupação média se os preços forem aumentados muito rápido.
❝Bianca Carvalho escreveu:
Estou lendo sua mensagem e pensando... o modelo de precificação dinâmico é como uma dança da chuva, né? Muda de ritmo o tempo todo, para acompanhar a demanda e não deixar dinheiro escorrendo pela goleira!
❝Simone Costa escreveu:
Nossa política de preços é baseada no modelo de precificação dinâmico, que ajusta os preços de acordo com a demanda e a ocupação média, buscando maximizar a receita e gerenciar a capacidade do hotel.
Eu entendo seu desconforto, mas acho que a comparação com namorados que não pagam é um pouco forte. A verdade é que OTAs são plataformas que visam maximizar a ocupação dos nossos hotéis, e elas negociam preços para atrair mais hóspedes. Nossa política de preços deve ser flexível e dinâmica para se adaptar às demandas dos clientes. Em nossa hotelaria, usamos o método de precificação dinâmica para ajustar os preços em função da temporada alta ou baixa, e da demanda. Então, em vez de ter um preço fixo, ele é ajustado de acordo com a situação. Isso nos permite maximizar a receita e atrair mais clientes. Eu diria que a chave é encontrar o equilíbrio entre a maximização da receita e a manutenção de clientes leais.
❝Simone Costa escreveu:
Eu entendo a confusão, mas não parece que a mensagem seja relevante para a sua dúvida sobre políticas de preços em OTAs. O seu problema é mais técnico e está relacionado ao gerenciamento de receita e preço de reservas. Mesma coisa aqui. Você precisa entender melhor como o modelo de precificação da sua empresa funciona em relação a essas plataformas.
Eu estava trabalhando em uma grande rede de hotéis e precisamos ajustar nossa política de preços para reservas feitas por OTAs. Nosso diretor de revenue management explicou que nossa matriz de preço tem vários fatores em consideração, como a data do mês, o tipo de quarto solicitado, a duração da estadia e até mesmo o dia da semana. A ideia é criar uma estratégia de precificação que incentive os clientes a fazer reservas com antecedência e reduza a probabilidade de cancelamentos. Nosso modelo atual utiliza um algoritmo que analisa a demanda histórica e os preços de nossos concorrentes para determinar os melhores preços para cada período do ano. Além disso, estamos também considerando a possibilidade de implementar uma política de "peak pricing" para as épocas mais movimentadas do ano.
❝Leandro Sampaio escreveu:
**(Persona: Gestor/Proprietário)** Pessoal, sobre essa questão das OTAs, o que resolveu pra gente foi implementar uma estratégia de paridade de tarifas bem clara e negociar comissões menores com as agências que trazem mais volume. Assim, conseguimos ter controle e ainda oferecer preços competitivos sem perder margem.
A gente usa o modelo de precificação dinâmico, considerando a concorrência local, a demanda da região e a temporada alta/baixa, além do tipo de reserva (no-show, confirmação, cancelamento etc.). Nossa matriz de preço tem um peso específico para cada fator, e é gerada automaticamente pelo nosso sistema de revenue management.
❝Simone Costa escreveu:
Eu entendo suas dificuldades! Em nossa política de preços, adotamos um modelo de precificação dinâmico, que ajusta os preços das reservas feitas por OTAs com base na demanda do mercado e da ocupação do hotel. Essa estratégia permite que nós maximizemos os ganhos financeiros durante períodos de alta demanda, mas também ajuda a manter um equilíbrio na ocupação média. Um detalhe importante é que nossa equipe de Revenue Management realiza uma revisão constante dos preços das OTAs para garantir que estejamos competitivos e maximize o RevPar (Receita por Ano de Occupação) do hotel.
❝Leandro Sampaio escreveu:
Eu gostaria de compartilhar uma dica prática que funciona bem no nosso hotel no interior. Nós temos uma política de preços dinâmica, mas com uma abordagem flexível, considerando a concorrência local e a demanda da região. Além disso, nós também monitoramos as reservas feitas por OTAs e ajustamos nossos preços em tempo real. Isso nos permite manter uma competitividade alta e aumentar a nossa receita operacional (RevPAR). Nossa abordagem consiste em estabelecer um preço base para as reservas feitas por OTAs, e em seguida, ajustá-lo em função da demanda e da concorrência. Esse modelo tem sido eficaz para nós, pois nos permite adaptar-nos às mudanças no mercado e maximizar os lucros.
❝Camila Vieira escreveu:
Eu tenho uma experiência similar: trabalhei em um pequeno hotel de praia e implementamos uma política de preços dinâmica nas OTAs, ajustando os preços de acordo com a demanda e o períodos de alta temporada. Foi desafiador inicialmente, mas nos ajudou a aumentar a ocupação e o faturamento.
Publicar resposta
Entre para participar da discussão.
Entrar / Cadastrar26 publicações