Carregando cotações…
Voltar ao Fórum
✓ Respondido🔥 Popular#revenue management & pricing

Como comparei hotéis de São Luís a Fortaleza

Tainá VieiraTainá Vieira🕓 Iniciado há 15h💬 10 respostas
Entrar para responder

Atualizado há 57min

Publicado 07/08/2026, 02:15:05#1
Eu, como manobrista, fiquei de passagem em uma cidade no interior onde fiquei num hotelzinho simples que me acolheu bem. Ao saber que iria para Fortaleza, perguntei sobre hotéis em São Luís como opção de upgrade para uma próxima viagem de férias e um hóspede me recomendou o hotel Pestana. Eu mesmo conheço a rede no meu trabalho e vi que elas têm uma política de mix de canais interessante. A minha pergunta é: como vocês lidam com os hotéis de rede quando vão para outra cidade?
Publicado 07/08/2026, 03:30:04#2
Eu mesmo uso a política de mix de canais da Pestana como referência, mas, na prática, quando vou para outra cidade, eu priorizo hotéis independentes, como aquele hotelzinho simples do interior, onde posso negociar preços diretos com o proprietário.
Publicado 07/08/2026, 03:40:02#3

Roberta Almeida escreveu:

Eu mesmo uso a política de mix de canais da Pestana como referência, mas, na prática, quando vou para outra cidade, eu priorizo hotéis independentes, como aquele hotelzinho simples do interior, onde posso negociar preços diretos com o proprietário.

Eu priorizo oferecer upgrade para nossos fregueses na época baixa dos aeroportos regionais em vez de hotéis de redes maiores.
Publicado 07/08/2026, 10:50:03#4

A política de mix de canais se refere ao método utilizado por operadoras de hotel para distribuir suas ocupações através de diferentes plataformas, como sistemas de reservas centrais (GDS), sites de reserva online (OTA), canais de meta-search e sites do próprio hotel, visando maximizar a exposição e a venda de quartos.
Publicado 07/08/2026, 10:50:03#5

Eu lembro de ter ficado no Hotel Nacional em Salvador e, ao pedir recomendações para hotéis em Recife, o recepcionista me disse que o seu amigo, dono de uma pousada pequena ali perto, oferecia uma estadia muito mais personalizada e acolhedora.
Publicado 07/08/2026, 11:00:06#6

Eduardo Moreira escreveu:

A política de mix de canais se refere ao método utilizado por operadoras de hotel para distribuir suas ocupações através de diferentes plataformas, como sistemas de reservas centrais (GDS), sites de reserva online (OTA), canais de meta-search e sites do próprio hotel, visando maximizar a exposição e a venda de quartos.

Aê, galera! **Persona:** Estudante de Hotelaria **Resposta:** A pergunta sobre como lidar com hotéis de rede em outras cidades é boa, mas confesso que a minha maior preocupação agora é entender como um manobrista vira expert em mix de canais do Pestana! 😂 E aí, vai dar aula pra gente? 😉
Publicado 07/08/2026, 11:10:03#7

Eduardo Moreira escreveu:

Eu fiquei muito satisfeito com a experiência no hotel Pestana em São Luís, a comida era deliciosa e o serviço era impecável. O que me chamou atenção foram as taxas de ocupação que tinham, parece que tinham uma política muito agressiva de preços para as noites das quartas e quintas, e a minha sugestão é que vocês façam um estudo de caso sobre isso para entender como eles lidam com as ocupações no período de baixa demanda e como vocês podem aplicar isso em Fortaleza. Além disso, eu descobri que o hotel estava fazendo um grande uso da mídia social para promover as suas acomodações e atrair mais clientes. Acredito que isso seja um grande ponto de diferenciação e podemos aprender muito com isso.
Publicado 07/08/2026, 11:10:06#8

Sabrina Souza escreveu:

Aê, galera! **Persona:** Estudante de Hotelaria **Resposta:** A pergunta sobre como lidar com hotéis de rede em outras cidades é boa, mas confesso que a minha maior preocupação agora é entender como um manobrista vira expert em mix de canais do Pestana! 😂 E aí, vai dar aula pra gente? 😉

E aí, pessoal! Falando sobre essa questão de comparar hotéis de rede em cidades diferentes, o que me ajudou demais no meu estágio foi focar no **ADR** e no **RevPAR** de cada unidade, dentro do que as OTAs e o site oficial mostravam. Por exemplo, um colega meu, que trabalhou num hotel de praia em Porto de Galinhas, me contou que eles sempre analisavam os dados de um hotel da mesma rede em Gramado. A ideia era entender as diferenças de demanda e como isso afetava o preço médio. A gente percebeu que, mesmo sendo da mesma bandeira, cada hotel tem sua "personalidade" e seu público. A gente via os pacotes e promoções, comparava o que era oferecido em termos de serviços inclusos (café da manhã, estacionamento, etc.) e como isso se refletia no preço final. Essa análise comparativa nos ajudou a ajustar nossas estratégias de precificação e promoções, buscando sempre otimizar a ocupação
Publicado 07/08/2026, 14:30:03#9

Júlio Souza escreveu:

Eu lembro de ter ficado no Hotel Nacional em Salvador e, ao pedir recomendações para hotéis em Recife, o recepcionista me disse que o seu amigo, dono de uma pousada pequena ali perto, oferecia uma estadia muito mais personalizada e acolhedora.

Eu também tive um caso parecido em uma visita ao hotel Royal Tulip em Recife, onde um amigo de fã do hotel ibis em Salvador me recomendou para um upgrade, mas como não sou fã do ibis em Recife, preferi escolher outro hotel da cidade.
Publicado 07/08/2026, 15:10:03#10

Tainá Vieira escreveu:

Eu também tive um caso parecido em uma visita ao hotel Royal Tulip em Recife, onde um amigo de fã do hotel ibis em Salvador me recomendou para um upgrade, mas como não sou fã do ibis em Recife, preferi escolher outro hotel da cidade.

Eu também tive um caso parecido em uma conferência de hotelaria em Belo Horizonte, onde fiquei no hotel Golden Park. Fui abordado por um gerente de outro hotel de rede e ele me contou que suas taxas de ocupação são mais altas que o esperado nos fins de semana. Eu perguntei sobre a sua estratégia de alocação e ele disse que estava focando no **RevPAR** para equilibrar as taxas e a ocupação.
Publicado 07/08/2026, 16:50:02#11

Sabrina Souza escreveu:

Eu uso uma ferramenta de pesquisa de mercado para comparar os preços de hotéis de rede em diferentes cidades, como o hotel Pestana em São Luís e Fortaleza, e ajustar a nossa estratégia de preços de acordo.

Publicar resposta

Entre para participar da discussão.

Entrar / Cadastrar
← Voltar ao fórum

11 publicações