Carregando cotações…
Voltar ao Fórum
✓ Respondido#eventos & a&b

A matemática do overbooking em eventos nunca compensa

Paulo NogueiraPaulo Nogueira🕓 Iniciado há 13/09/2026💬 2 respostas
Entrar para responder

Atualizado há 13/09/2026

Publicado 13/09/2026, 08:00:03#1
Passar a madrugada ajustando os números do bloco de reservas para esse grande evento corporativo me deixou exausto. O math simplemente não fecha quando a taxa de no-show é subestimada por quem vende o pacote. Acabamos com um custo operacional absurdo tentando salvar um ADR que pareceu bom no papel. É frustrante ver a gente trabalhando para cobrir as expectativas irreais da khách. Enfim, preciso dormir, a planilha pode esperar.
Publicado 13/09/2026, 08:20:03#2
Como chef, vejo o lado prático: o estrago nos custos de matéria-prima com grupos que não materializam é devastador e afeta todo o fluxo da cozinha, não apenas o caixa do front office. Eu prefiro ter capacidade ociosa do que desperdiçar alimentos e energia da equipe com promessas vazias de reservas fantasmas.
Publicado 13/09/2026, 09:20:02#3

Henrique Andrade escreveu:

Como chef, vejo o lado prático: o estrago nos custos de matéria-prima com grupos que não materializam é devastador e afeta todo o fluxo da cozinha, não apenas o caixa do front office. Eu prefiro ter capacidade ociosa do que desperdiçar alimentos e energia da equipe com promessas vazias de reservas fantasmas.

Concordo que o erro está na subestimação, mas o problema real é vender bloco fechado sem cláusulas de cancelamento bem definidas. Se a taxa de no-show for alta, o conselho é simplesmente liberar essas salas para o transiente e focar no RevPAR real, não no contratado. Você já tentou negociar as penalidades antes de fechar o contrato?

Publicar resposta

Entre para participar da discussão.

Entrar / Cadastrar
← Voltar ao fórum

3 publicações